Como Cuidar dos Pés? Descubra os Benefícios

Como Cuidar dos Pés? Descubra os Benefícios

Cada vez mais as pessoas estão dedicando um tempo para o cuidado do corpo. Porém, muitas vezes, os pés são esquecidos na rotina e isso pode deixá-los ressecados e suscetíveis a rachaduras. Então, a pergunta que fica é: como cuidar dos pés?

O podólogo, especialista da saúde dos pés, é um profissional que pode indicar o melhor tratamento, de acordo com suas necessidades. Porém, existem formas simples e eficazes de cuidar dessa parte do corpo e garantir uma pele saudável e hidratada na região.

Outra dúvida bastante recorrente é sobre os cuidados dos pés dos idosos. Isso porque, com a idade, é comum, além do ressecamento, problemas nos pés como joanetes, pés chatos, dedos em garra, espessamento das unhas, micose e unhas encravadas. 

Então, para esclarecer todas as dúvidas sobre a saúde e como cuidar dos pés de forma correta e eficaz, trouxemos este artigo completo sobre a importância de ter pés saudáveis e como garantir isso com dicas práticas e eficientes. Acompanhe o texto na íntegra!

Tudo sobre Cuidar dos Pés: Por que cuidar dos pés? Qual a importância e seus benefícios?

É muito importante cuidar da saúde dos pés. São eles que sustentam o nosso corpo e eles acabam refletindo a saúde do nosso organismo. Isso porque, existem terminações nervosas neles que os ligam com diferentes partes do organismo. 

Sabe quando sentimos cãibras, suor e ou frio nos pés? Tudo isso pode ser um sinal de como anda a sua saúde. Por exemplo, sentir cãibras pode denotar má circulação, má hidratação ou até mesmo a falta de algum nutriente no corpo.

O que é bom para cuidar dos pés?

Como já mostramos, é preciso também dar uma atenção especial aos pés. Pequenas atitudes já fazem uma grande diferença, e é por isso, que vamos mostrar como cuidar dos pés e sempre mantê-los macios e saudáveis. 

Importante frisar que essas mesmas dicas servem para pessoas idosas, tendo em vista, que elas sofrem ainda mais com problemas nos pés decorrentes da idade. Aqui vão os principais cuidados: 

1. Cuidar da higiene dos pés

Manter os pés sempre higienizados vai deixá-los livres de problemas como chulé, frieira e micose. Dessa forma, lave-os, diariamente, com água e sabão ou sabonete.

Em seguida, nunca esqueça de secá-los bem, sobretudo, entre os dedos. Isso porque ambiente úmido tende tende a facilitar a proliferação de fungos e bactérias causadores desses incômodos citados.

2. Fazer escalda-pés

Escalda-pés é uma técnica feita com água morna para relaxar, ideal para aquele dia em que você ficou muitas horas em pé ou usando sapato apertado.

Existem diversas maneiras de preparar um bom escalda-pés, muitas pessoas usam chás calmantes, como camomila e lavanda, ou até óleos essenciais na água. Outra dica é acrescentar sal grosso na mistura. 

Em seguida, mergulhe os pés na bacia e deixe-os ali por 15 minutos. Em seguida, seque-os bem, não esquecendo de passar a toalha entre os dedos, e finalize passando um bom hidratante para evitar o ressecamento. O escalda-pés é essencial para recuperar a umidade perdida.

3. Cuidar das unhas

Manter as unhas sempre aparadas faz parte da higienização, tendo em vista que o acúmulo de sujeira pode provocar infecções ou inflamações.

Para evitar que as unhas dos pés se encravem, o recomendado é não cortar a unha até a pele – mantenha sempre uma pequena porção da borda livre e os cantos em formato quadrado. 

Outro ponto importante, é sempre usar utensílios de pedicure esterilizados, e nunca compartilhar esses instrumentos com outras pessoas a fim de evitar o risco de possíveis infecções. 

4. Usar sapatos adequados

Escolha usar calçados que deixem entrar ar e permitam que os pés respirem. Evite usar sapatos de plástico e borracha, assim como as sapatilhas, pois eles provocam aumento da transpiração. 

5. Faça uma esfoliação semanal

Fazer uma esfoliação toda semana, vai evitar que as rachaduras e lesões de ressecamento apareçam nos pés. Essa técnica vai ajudar a remover as células mortas e, assim, facilitar a entrada dos agentes hidratantes.

Além disso, não lixe demais a palmilha dos pés, tendo em vista que ao invés de tirar a casca grossa, pode ter o efeito rebote e piorar a espessura da pele da região. 

6. Mantenha uma rotina de cuidados

Ter o hábito de cuidar dos pés é a dica principal para evitar que possíveis lesões apareçam de "surpresa".

Por isso, busque realizar a hidratação dos pés diariamente, bem como fazer a esfoliação uma vez na semana. Importante enfatizar que os cuidados devem acontecer independentemente da estação do ano.

7. Escolha os produtos certos

Para ter uma boa rotina de cuidados, é imprescindível ter os produtos adequados para isso. Então, no ritual de beleza, use esfoliantes formulados especialmente para a região dos pés, bem como hidratantes que atendam as necessidades dessa parte do corpo. 

banner beleza brasileira

Pezinho Cream, o creme hidratante que trata o ressecamento e rachaduras

Não podemos deixar de citar o Pezinho Cream quando o assunto é produto certo. Esse mais novo lançamento da linha Beleza Brasileira veio para revolucionar no cuidado com os pés, e você vai entender a razão. 

Ele tem alto teor hidratante, que além de deixar os pés macios, ele tem a função de reparar profundamente a pele da região, que são constantemente desgastadas por sustentar o peso do corpo todo.

O que o Pezinho Cream faz? Quais seus principais ativos?

banner pezinhoO Pezinho Cream foi desenvolvido com ingredientes naturais que possuem ativos que auxiliam na restauração profunda da pele. Dessa forma, o uso contínuo vai garantir a manutenção do equilíbrio hídrico e restabelecer a barreira cutânea. 

É vegano e cruelty free, e possui em sua formulação ingredientes principais como:

  • Ureia;
  • Óleo de semente de uva;
  • Manteiga de karité;
  • Pantenol;
  • Hebeatol.

São eles, atuando em conjunto, que vão garantir a hidratação, proteção e o equilíbrio hídrico da pele dos pés. Além disso, o produto é livre de parabenos, petrolatos e corantes.

Outro ponto positivo do creme, é a sua textura. Por não ser oleosa, ela é fácil de espalhar, garantindo assim o alto rendimento do produto, que pode ser usado na rotina de hidratação da pele noturna.


O Pezinho é a sua pedida de creme para os pés e você vai notar a diferença logo na primeira aplicação. Está esperando o que para adquirir o seu? Temos condições especiais para você garantir o seu agora mesmo! Cuide dos seus pés com o Pezinho Cream, da linha Beleza Brasileira.

Continuar lendo

O Melhor Creme Hidratante Para Pés
Estrias na Gravidez: Como evitar? Qual o Melhor Tratamento?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.