Ácido Hialurônico: Descubra os 7 Benefícios e Como Usar

Ácido Hialurônico: Descubra os 7 Benefícios e Como Usar

O ácido hialurônico é um componente que está cada vez mais popular e usado em variados produtos e de diferentes formas.

Mas, você sabe para que serve o ácido hialurônico? Bem, este ativo é naturalmente encontrado no organismo, contudo, com o passar do tempo, sua produção vai diminuindo.

É aí que entram os produtos de tratamento os quais possuem esse componente para compensar a perda natural devido ao envelhecimento.

Isso porque, a partir dos 25 anos, a pele fica mais propensa ao surgimento de rugas, então, para evitar esses sinais indesejáveis, é recomendado o uso de ácido hialurônico.

Ácido hialurônico em cápsulas, cremes e séruns são as formas mais tradicionais de encontrar o componente. O sucesso se dá graças a sua ação de preencher o espaço entre as células, por essa razão, é encontrado em produtos de tratamento de rugas e linhas de expressão.

O blog Beleza Brasileira traz neste guia todos os benefícios e informações sobre o uso de ácido hialurônico. Então, não deixe de conferir este artigo e fique por dentro de tudo o que diz respeito a esse ativo super importante e presente nos dermocosméticos atualmente.

banner beleza brasileira

Tudo sobre Ácido Hialurônico: O que é? Quais os seus benefícios? Como usar?

Como já adiantamos, o ácido hialurônico é uma substância que tem como função principal a hidratação e o efeito antioxidante.

Ele compõe as células e junto com a elastina e colágeno, constituem a porção não celular do tecido, que é responsável pela sustentação, preenchendo o espaço entre as células.

O ativo também pode ser fabricado de forma industrial, preferencialmente a partir da fermentação de bactérias.

Para que serve o Ácido Hialurônico?

O uso do ácido hialurônico em formulações de diversos produtos é devido a sua ação hidratante, contribuindo para a regeneração da pele e também do cabelo.

Por essa razão, é amplamente utilizado nos rituais de skincare, bem como tem se popularizado também nos cuidados para os cabelos.

7 benefícios do Ácido Hialurônico

Agora que você já sabe o que é e para que serve, confira agora todos os benefícios do ácido hialurônico para a pele e também para o cabelo.

Benefícios para a pele

1. Suaviza rugas e linhas de expressão:

É comum que, com a idade, a hidratação e elasticidade da pele diminuam. Com isso, as linhas e rugas costumam aparecer.

Porém, elas podem ser atenuadas pelo uso de produtos a base de ácido hialurônico já que contribuem para a melhora da elasticidade, ameniza a flacidez e reduz as linhas de expressão.

2. Diminui a flacidez da pele:

Como já dissemos no item anterior, o ácido também ajuda na flacidez da pele. Isso porque, graças ao seu poder de hidratação, o uso desse componente vai reter água na pele, além de melhorar suas estruturas, atuando nas fibras elásticas e de colágeno, ajudando na sustentação e no controle da flacidez.

3. Trata as olheiras e manchas:

O composto orgânico ainda restaura o volume da pálpebra inferior e reduz a coloração ocasionada pela hiperpigmentação da região. Além disso, atenua as manchas de espinhas.

O melasma, outro tipo de problema em que surgem manchas, também pode ser tratado com ácido hialurônico. Outra vantagem é que esse ativo inibe o surgimento de novos pigmentos na pele.

4. Dá brilho e garante uma aparência saudável:

O ácido também tem efeito antioxidante, o que ajuda a amenizar a ação de radicais livres na pele, dando maior brilho e aparência saudável. Além disso, estimula a formação de colágeno, fazendo com que o aspecto da pele, sua elasticidade e tônus melhorem significativamente. 

Benefícios para o cabelo

1. Hidratação profunda aos fios:

Graças ao alto teor de hidratação, o ativo age diretamente nos fios danificados e ressecados. Por isso, é considerado uma ótima forma de hidratar o cabelo, já que combate a desidratação, o ressecamento e o frizz, além de atuar na reparação de pontas duplas.

2. Regeneração capilar:

A ação preenchedora do ácido protege a fibra capilar e evita a abertura das cutículas, retendo o tratamento no interior dos fios.

O ácido hialurônico ainda age na reconstrução da estrutura dos fios, dando mais brilho e saúde aos cabelos. Para quem tem cabelo fino ou poroso, o ativo também é certeiro, deixando os fios mais encorpados e saudáveis.

3. Ação reparadora e protetora:

O uso de ácido presente em produtos capilares reduz o frizz, quebra e elimina as pontas duplas devido a sua ação reconstrutora.

O componente repara o interior da fibra capilar e restaura os fios danificados por chapinha, secador e processos químicos. Ele ainda é indicado para ser usado como tratamento noturno para evitar o ressecamento das madeixas por meio da fricção com o travesseiro.

banner beleza brasileira

Como usar o Ácido Hialurônico?

O ácido hialurônico pode ser usado de diversas maneiras e vai depender do objetivo de cada indivíduo. O médico dermatologista deve ser consultado para avaliar qual método é mais indicado para cada caso. Confira a seguir as formas mais comuns de usar esse componente.

  • Injetável:

O ácido hialurônico injetável aqui é em forma de gel e deve ser aplicado por dermatologistas. Ele é injetado para preencher rugas, sulcos e linhas de expressão do rosto, geralmente ao redor dos olhos, cantos da boca e testa.

Além disso, é usado para aumentar o volume dos lábios assim como para corrigir olheiras e cicatrizes de acne. O tempo de duração do preenchimento é de até 8 meses.

  • Cremes:

Como já citamos, atualmente, cada vez mais as empresas têm usado ácido hialurônico em seus produtos de beleza e cuidados pessoais. Isso porque esse ativo dá à pele uma aparência firme e lisa.

Neste caso, por ser hidrofílico, ou seja, age em conjunto com a água, por isso, pode ser utilizada por todos os tipos de pele diariamente. 

  • Cápsulas:

Por fim, as cápsulas ou os comprimidos com ácido hialurônico são formas de consumir o componente, mas só devem ser tomados por indicação do dermatologista.

Aqui elas têm um forte poder antienvelhecimento e, além disso, podem ser recomendados para tratar problemas de olhos e ossos.

Boquinha Cream: O Protetor Labial que Hidrata e dá Volume

banner boquinha cream

Já que estamos falando de ácido hialurônico, vamos te questionar se a sua boca está inclusa na lista de prioridades nos cuidados com a pele? Você sabia que a pele dos lábios é uma das áreas mais sensíveis do rosto? Por isso, a pele da boca também deve ter uma atenção especial.

Isso porque ela também pode ressecar e rachar. Pensando nisso, a Beleza Brasileira apresenta o protetor labial Boquinha Cream. Esse item de sua linha possui ação hidratante, preenchedor que além de proteger, vai dar um volume invejável aos lábios.

O efeito é imediato. Em menos de cinco minutos você vai perceber a ação do ácido hialurônico presente em sua fórmula que vai dar um efeito cheio dos lábios de forma natural.

Outros ingredientes como a manteiga de karité vai dar o efeito hidratante e o óleo essencial de peppermint proporciona mais resistência dos lábios contra rachaduras e ressecamento.

Então conheça a linha Beleza Brasileira e todos os benefícios dos produtos, que vão tratar, proteger e prevenir todo o seu corpo e com um plus: a linha tem um preço acessível e bem abaixo dos concorrentes e o valor agrada até os bolsos mais exigentes.

Continuar lendo

Esfoliação Labial: Conheça os Benefícios e Como Fazer
Manchas Escuras na Gravidez: Quais as Causas? Dicas de Como Prevenir e Tratar

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.