Manchas Escuras na Gravidez: Quais as Causas? Dicas de Como Prevenir e Tratar

Manchas Escuras na Gravidez: Quais as Causas? Dicas de Como Prevenir e Tratar - BELEZA BRASILEIRA

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher. Com ela, surgem diversas transformações, não só físicas, como também emocionais.

Na aparência, a gestante ganha peso, a barriga cresce e também surgem as temíveis manchas escuras no corpo na gravidez.

Mas, como elas surgem? É bastante comum o aparecimento de manchas durante o período gestacional. Cerca de 90% das grávidas acabam adquirindo manchas, como o melasma, em diferentes regiões do corpo, sobretudo, na área do abdômen, pescoço, mamilos e axilas.

Então, a pergunta que fica é: como evitar manchas escuras no pescoço na gravidez? Bem, se você quer saber como eliminar ou prevenir manchas escuras no pescoço na gravidez e também em outras regiões do corpo, acompanhe esse artigo que tem todas informações necessárias de como tratar esse incômodo durante a gravidez.

 

banner travel size

Tudo sobre manchas escuras na gravidez: Como preveni-las? Como tratar?

As manchas escuras na gravidez surgem por diversos motivos. Os fatores podem ser genéticos, hormonais e também devido à falta de cuidados e proteção. Esse problema é muito comum nas mamães e a hiperpigmentação na pele causa incômodo e atrapalha a autoestima.

Quais as causas?

A principal causa do aparecimento de manchas escuras na pele durante a gravidez são os hormônios. Eles aumentam consideravelmente a sua quantidade durante o período gestacional, principalmente, a progesterona. 

É normal a pele escurecer na gravidez?

Sim! As alterações pigmentares são alterações do pigmento da pele e atingem cerca de 90% das gestantes, que apresentam esses tipos de manchas.

O melasma, também chamado de cloasma, máscara ou pano gravídico, é o tipo mais comum e causa o aparecimento de manchas escuras que podem surgir na barriga, rosto, mamilos, na área genital, e na parte superior e interna das coxas.

banner bb oil

Tipos de melasma

  1. Melasma epidérmico: quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme, que é a camada superficial da pele. Os bordos são bem definidos e a cor é castanho-escuro. O tratamento responde mais rapidamente;
  2. Melasma dérmico: neste caso, é caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos. Em regra, a cor é castanho-escuro ou azul-acinzentada. Aqui, o tratamento é mais lento;
  3. Misto: combinação das duas anteriores com características intermediárias, quando existe excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme.

Sintomas 

O diagnóstico do melasma só pode ser feito por meio da observação de um médico dermatologista.

Contudo, já é de conhecimento geral que o principal sintoma dessa condição é o escurecimento de áreas da pele expostas ao sol. 

Embora não cause nenhum outro sintoma, o desenvolvimento de manchas escuras são o suficiente para causar grande incômodo. Manchas em tom marrom aparecem, geralmente, em:

  • Bochechas;
  • Testa;
  • Ponte de nariz;
  • Queixo.

Além dos locais cotados, também pode ocorrer melasma no pescoço e antebraços. As manchas possuem formato irregular e variam de acordo com os fatores externos, como a exposição ao sol ou tempo em frente à tela do celular, ou computador.

Como prevenir as manchas escuras na gravidez?

Para evitar o aparecimento de manchas o indicado é usar protetor solar como principal forma de ação preventiva. Isso porque é recomendado evitar o contato com o sol.

Sendo assim, deve-se passar o filtro solar corretamente e, logo no terceiro trimestre da gravidez, iniciar o uso de vitamina C tópica.

Especialistas recomendam o tratamento com o nutriente juntamente ao uso de filtro solar. A combinação aumenta os níveis de proteção da pele graças ao seu alto poder antioxidante, neutralizando os radicais livres.

Como clarear partes escuras na gravidez?

É muito importante ter cuidado e cautela neste tópico. Isso porque, geralmente, o problema costuma melhorar após o parto. Contudo, se você perceber que persiste as manchas, procure um dermatologista que irá indicar o melhor tratamento.

Existem procedimentos estéticos como laser e peeling, só que não são indicados para grávidas, tendo em vista o risco que o bebê pode correr durante a realização dessas técnicas.

Além disso, no mercado tem cremes clareadores indicados para reduzir a aparência escura da pele. Entretanto, alguns deles só podem ser usados com recomendação médica, como os produtos à base de ácidos fortes ou hidroquinona, já que possuem riscos e cuidados específicos.

BB-OIL + Barriguinha Cream Antiestrias - Beleza Brasileira

banner bb oil

Apresentamos o Kit BB Oil + Barriguinha Antiestrias, uma combinação cuidadosamente elaborada para cuidar da sua pele de maneira completa.

O BB-Oil é o aliado perfeito para proporcionar firmeza e elasticidade à pele da gestante, Pode ser usado no corpo todo. Com óleos vegetais, Rosa Mosqueta, Óleo de Abacate, de amêndoas e de Girassol, ajudo a hidratar, aumentar a elasticidade e firmeza da pele.

Aliado ao BB Oil, o Barriguinha Antiestrias com sua fórmula enriquecida com Óleos de Abacate e Rosa Mosqueta, Manteiga de Karité e Vitamina E, hidrata e nutre a pele prevenindo estrias. Pode ser usado antes, durante e após o parto.

 

Continuar lendo

Ácido Hialurônico: Descubra os 7 Benefícios e Como Usar - BELEZA BRASILEIRA
Rachadura nos Pés: O que Causa, Tratamento e Como Evitar as Rachaduras - BELEZA BRASILEIRA

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.