A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher. Com ela, surgem diversas transformações, não só físicas, como também emocionais.
Na aparência, a gestante ganha peso, a barriga cresce e também surgem as temíveis manchas escuras no corpo na gravidez.
Mas, como elas surgem? É bastante comum o aparecimento de manchas durante o período gestacional. Cerca de 90% das grávidas acabam adquirindo manchas, como o melasma, em diferentes regiões do corpo, sobretudo, na área do abdômen, pescoço, mamilos e axilas.
Então, a pergunta que fica é: como evitar manchas escuras no pescoço na gravidez? Bem, se você quer saber como eliminar ou prevenir manchas escuras no pescoço na gravidez e também em outras regiões do corpo, acompanhe esse artigo que tem todas informações necessárias de como tratar esse incômodo durante a gravidez.
Tudo sobre manchas escuras na gravidez: Como preveni-las? Como tratar?
As manchas escuras na gravidez surgem por diversos motivos. Os fatores podem ser genéticos, hormonais e também devido à falta de cuidados e proteção. Esse problema é muito comum nas mamães e a hiperpigmentação na pele causa incômodo e atrapalha a autoestima.
Quais as causas?
A principal causa do aparecimento de manchas escuras na pele durante a gravidez são os hormônios. Eles aumentam consideravelmente a sua quantidade durante o período gestacional, principalmente, a progesterona.
É normal a pele escurecer na gravidez?
Sim! As alterações pigmentares são alterações do pigmento da pele e atingem cerca de 90% das gestantes, que apresentam esses tipos de manchas.
O melasma, também chamado de cloasma, máscara ou pano gravídico, é o tipo mais comum e causa o aparecimento de manchas escuras que podem surgir na barriga, rosto, mamilos, na área genital, e na parte superior e interna das coxas.
Tipos de melasma
- Melasma epidérmico: quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme, que é a camada superficial da pele. Os bordos são bem definidos e a cor é castanho-escuro. O tratamento responde mais rapidamente;
- Melasma dérmico: neste caso, é caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos. Em regra, a cor é castanho-escuro ou azul-acinzentada. Aqui, o tratamento é mais lento;
- Misto: combinação das duas anteriores com características intermediárias, quando existe excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme.
Sintomas
O diagnóstico do melasma só pode ser feito por meio da observação de um médico dermatologista.
Contudo, já é de conhecimento geral que o principal sintoma dessa condição é o escurecimento de áreas da pele expostas ao sol.
Embora não cause nenhum outro sintoma, o desenvolvimento de manchas escuras são o suficiente para causar grande incômodo. Manchas em tom marrom aparecem, geralmente, em:
- Bochechas;
- Testa;
- Ponte de nariz;
- Queixo.
Além dos locais cotados, também pode ocorrer melasma no pescoço e antebraços. As manchas possuem formato irregular e variam de acordo com os fatores externos, como a exposição ao sol ou tempo em frente à tela do celular, ou computador.
Como prevenir as manchas escuras na gravidez?
Para evitar o aparecimento de manchas o indicado é usar protetor solar como principal forma de ação preventiva. Isso porque é recomendado evitar o contato com o sol.
Sendo assim, deve-se passar o filtro solar corretamente e, logo no terceiro trimestre da gravidez, iniciar o uso de vitamina C tópica.
Especialistas recomendam o tratamento com o nutriente juntamente ao uso de filtro solar. A combinação aumenta os níveis de proteção da pele graças ao seu alto poder antioxidante, neutralizando os radicais livres.
Como clarear partes escuras na gravidez?
É muito importante ter cuidado e cautela neste tópico. Isso porque, geralmente, o problema costuma melhorar após o parto. Contudo, se você perceber que persiste as manchas, procure um dermatologista que irá indicar o melhor tratamento.
Existem procedimentos estéticos como laser e peeling, só que não são indicados para grávidas, tendo em vista o risco que o bebê pode correr durante a realização dessas técnicas.
Além disso, no mercado tem cremes clareadores indicados para reduzir a aparência escura da pele. Entretanto, alguns deles só podem ser usados com recomendação médica, como os produtos à base de ácidos fortes ou hidroquinona, já que possuem riscos e cuidados específicos.
BB-OIL + Barriguinha Cream Antiestrias - Beleza Brasileira
Apresentamos o Kit BB Oil + Barriguinha Antiestrias, uma combinação cuidadosamente elaborada para cuidar da sua pele de maneira completa.
O BB-Oil é o aliado perfeito para proporcionar firmeza e elasticidade à pele da gestante, Pode ser usado no corpo todo. Com óleos vegetais, Rosa Mosqueta, Óleo de Abacate, de amêndoas e de Girassol, ajudo a hidratar, aumentar a elasticidade e firmeza da pele.
Aliado ao BB Oil, o Barriguinha Antiestrias com sua fórmula enriquecida com Óleos de Abacate e Rosa Mosqueta, Manteiga de Karité e Vitamina E, hidrata e nutre a pele prevenindo estrias. Pode ser usado antes, durante e após o parto.
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.