Rachadura nos Pés: O que Causa, Tratamento e Como Evitar as Rachaduras

Rachadura nos Pés: O que Causa, Tratamento e Como Evitar as Rachaduras

Quando o assunto é cuidado com o corpo, quase sempre, deixamos os pés de lado e não damos a devida importância para eles. Então, com o tempo, é comum surgir rachaduras nos pés, bem como uma pele mais grossa, conhecido popularmente como "cascão".

 

banner travel size

Isso acontece porque, como a pele dos pés resseca caso não tenha nenhum cuidado, ela acaba ficando mais grossa e quebrando devido ao peso do corpo. Atividades do dia a dia como correr, caminhar, subir escadas etc, tudo isso contribui para essa lesão.

Por conta disso, o mercado está cada dia mais investindo em produtos para o cuidados dos pés a fim de tratar essas lesões que incomodam e mexem com a autoestima.

Seja pomada para rachadura nos pés ou até mesmo cremes para rachadura nos pés, todos esses dermocosméticos prometem tratar esse problema e devolver a maciez e hidratação a essa área do corpo tão esquecida.

Vamos mostrar as alternativas para lidar com isso, quais as causas e formas de tratar. Além disso, o blog Beleza Brasileira traz uma novidade especial que é o Pezinho Cream, que chegou para acabar com as rachaduras nos pés. Leia o artigo na íntegra.

Tudo sobre Rachadura nos Pés: O que Causa? Como prevenir? Como tratar?

A rachadura no pé é uma defesa natural do corpo que tenta proteger as camadas internas da pele. O principal motivo para o aparecimento dessas lesões é a falta de hidratação da pele, o que a deixa menos flexível e mais fácil de quebrar.

No entanto, existem outros fatores que vamos listar a seguir, como as causas mais comuns para o surgimento das rachaduras na pele.

  • Pele ressecada;
  • Atrito com calçados;
  • Tomar banho em água muito quente;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Contato direto com produtos agressivos;
  • Micoses;
  • Má alimentação;
  • Disfunções hormonais e vasculares;
  • Hereditariedade.

Como prevenir?

A melhor forma de tratamento é a prevenção. Por isso, adotar medidas e práticas no seu dia a dia, sobretudo, na rotina de beleza, vai fazer com que as temíveis rachaduras não apareçam. Mas, para isso, você vai precisar dos produtos certos.

1. Evite banhos quentes

Já mostramos que o banho quente é um dos responsáveis pelo ressecamento do pé, o que torna-o mais favorável à rachaduras. Por isso, evite banhos muito quentes e deixe numa temperatura entre morna e fria. Isso vale para o corpo todo.

2. Faça um escalda-pés

Você já ouviu falar em escalda-pés? Trata-se de uma técnica em que coloca os pés em uma bacia de água fria/morna e deixe-os de molho por aproximadamente 10 minutos. É o momento de hidratar os pés e relaxar. Em seguida, pode-se fazer a hidratação utilizando cremes.

3. Esfoliação

Esfoliar os pés com produtos específicos ou misturinhas caseiras é uma outra forma bastante eficaz para evitar que os pés rachem. Essa técnica vai eliminar as células mortas e todo o excesso de pele ressecada. O ideal é fazer esse procedimento com os pés úmidos.

4. Hidratação

A hidratação é o meio mais procurado e eficaz para evitar as rachaduras. Busque a orientação de um dermatologista para lhe indicar um produto com alto teor de hidratação, e use-o diariamente após o banho da noite. 

5. Use meias de algodão

Para manter a hidratação nos pés, após utilizar o creme, use uma meia de algodão antes de dormir. Com isso, haverá menos exposição da pele o que, consequentemente, também vai diminuir a evaporação de líquidos e retardar o ressecamento da pele. 

6. Seque os pés com atenção

Após os banhos, esfoliação ou até mesmo depois de escaldar, seque muito bem os pés. Não esfregue a toalha, mas deslize-a delicadamente pela região para retirar o excesso de água. Jamais calce sapatos com os pés molhados ou úmidos, tendo em vista que isso pode ocasionar micoses e frieiras.

7. Retire o excesso de pele

Caso você sinta que a pele dos pés esteja mais grossa, ainda que não esteja descascada ou rachada, use uma lixa para retirar o excesso de pele morta. Lixar o pé com cautela e fazer a esfoliação esporadicamente vai evitar que surjam lesões.

8. Use o calçado certo

Alguns sapatos podem ocasionar rachaduras nos pés. Isso porque o atrito constante entre o pé e o sapato é um dos responsáveis pelo surgimento das lesões.

Então, na hora de escolher um sapato, opte por aquele que tenha uma palmilha mais confortável e dispense aqueles que sejam duros.

Sapatos muito abertos ou baixos demais são outros modelos que ajudam no surgimento de rachaduras nos pés. Escolha usar palmilhas e protetores para evitar o aparecimento desse problema. 

9. Insira o cuidados com os pés na rotina de beleza

Os cuidados citados para prevenir o aparecimento das rachaduras, tanto nos pés quanto nos calcanhares, devem ser seguidos como uma rotina de beleza, assim como a skincare, por exemplo.

Então, pelo menos uma vez na semana, faça as técnicas mostradas anteriormente para garantir um pé macio e hidratado.

10. Utilize o produto certo

Usar um creme hidratante de qualidade é imprescindível para garantir que seus pés fiquem hidratados e saudáveis. Em suma, quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação.

Por isso, faça esse ritual antes de dormir para deixar o pé "descansar" e ficar algumas horas e sem o atrito do sapato.

Conheça o Pezinho Cream, o novo creme hidratante da linha Beleza Brasileira

Já que estamos falando sobre usar o produto correto, não poderíamos deixar de apresentar a novidade fresquinha que a linha Beleza Brasileira acabou de lançar no mercado: o Pezinho Cream!

Esse creme hidratante especialmente formulado para os pés, possui toque seco, e foi desenvolvido para restaurar a pele, de forma profunda, além de ter aquele toque suave de desodorante, para deixar os pés perfumados, além de hidratados.

Em sua composição estão: a ureia que tem a função de reter líquido, proporcionando uma hidratação intensa; o óleo de semente de uva que também tem propriedades hidratantes e antioxidantes.

Já a manteiga de karité vai deixar o pé macio e, além disso, possui efeito calmante enquanto que o pantenol e hebeatol criam uma barreira na pele dos pés, evitando que fortes odores se manifestem.

O diferencial do Pezinho Cream é sua composição vegana, livre de parabenos, petrolatos e corantes, garantindo assim um efeito imediato e 100% natural. 

Sua textura de fácil espalhabilidade, vai garantir um alto rendimento do produto, fazendo com que você tenha um ótimo produto por muito mais tempo. 

Benefícios do Pezinho Cream

  • Hidratação profunda;
  • Restaura as barreiras cutâneas; 
  • Ação desodorante; 
  • Controle hídrico da pele; 
  • Ótima textura.

E aí? Está esperando o que para garantir agora o seu Pezinho Cream? Somente com os produtos Beleza Brasileira, você vai ter o melhor produto pelo menor preço.

Além disso, sempre damos condições especiais para nossos clientes! Adquira o seu agora, e tenha em mãos um creme que é referência em qualidade e eficiência!

Continuar lendo

Manchas Escuras na Gravidez: Quais as Causas? Dicas de Como Prevenir e Tratar
Flacidez: Causas, Tratamentos e Prevenção - Guia Completo

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.