D-Pantenol: O que é? Para que serve? Como usar? Quais os benefícios?

D-Pantenol: O que é? Para que serve? Como usar? Quais os benefícios?

Atualmente há uma maior preocupação das pessoas com o cuidado pessoal e elas passaram a utilizar mais produtos com multifuncionalidades. Elementos-chave nos cuidados para pele e cabelo são bastante utilizados nas indústrias de cosméticos e é o caso do D-pantenol.

Esse componente é um álcool que assim que entra em contato com a pele e cabelo, ele é convertido em ácido pantotênico (vitamina B5), por essa razão, essa substância também é chamada de pró-vitamina B5.

D-pantenol para que serve? Ele é um poderoso hidratante sendo uma vitamina muito importante para a saúde da pele, unha e cabelo.

O D-pantenol para cabelo vai agir como um hidratante profundo, além de prevenir contra danos externos e promovendo um brilho intenso. Na pele, ele atua como umectante e retém mais líquido e nutrientes para as camadas mais profundas da pele.

Se você nunca ouviu falar dele, o blog Beleza Brasileira trouxe este artigo completo sobre esse ácido que tem inúmeros benefícios para o corpo e vai te informar sobre como encontrá-lo e utilizá-lo no seu dia a dia. Acompanhe nosso guia e tire todas as suas dúvidas sobre essa substância.

Novos kits

O que é D-Pantenol? Quais os benefícios para sua pele e para seu cabelo? Guia Completo

O Pantenol é uma substância do tipo álcool hidrossolúvel muito utilizado em vários segmentos de produtos cosméticos. É o precursor da vitamina B5, tendo em vista que assim que esse álcool penetra na pele, ele se transforma em vitamina.

Os produtos capilares como shampoos, condicionadores e máscaras costumam usar o D-pantenol em sua composição graças à sua ação de cicatrização e maciez da epiderme dos fios.

Porém, ele também é usado em cremes hidratantes, pomadas e sprays para a pele e produtos como esmaltes para as unhas, devido às propriedades fortificantes e hidratantes.

Contudo, existe também a venda de d-pantenol líquido. Você consegue encontrá-lo em farmácias de manipulação e também pela internet.

Mas, é importante usar a substância de forma adequada, por isso, recomenda-se consultar um dermatologista que indicará a quantidade necessária a ser aplicada.

Benefícios do D-pantenol para a pele

  • O principal benefício é promover a hidratação da pele, já que possui a capacidade de reter umidade;
  • A vitamina B5 também atua na prevenção dos sinais de envelhecimento, devido a sua ação de aumentar o nível de glutationa, um dos principais antioxidantes nas células;
  • Auxilia na cicatrização e renovação da pele já que a vitamina faz com que este ativo apresente uma ação reparadora e calmante;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando quando a pele possui vermelhidão, inflamação e irritação (devido ao sol, alergias, picadas de insetos e afins).

Como usar o d-pantenol na pele?

Se você possui a pele ressecada e precisa de uma hidratação urgente, o indicado é buscar produtos com d-pantenol em forma de pomada.

Em outras partes do corpo ressecadas como, por exemplo, cotovelo, joelhos, pés rachados, na área depilada, e em cima da tatuagem porque evita a descamação da pele.

Neste caso, o modo de uso é aplicar cerca de 2 cm de pomada na região e espalhar com os dedos com movimentos circulares.

No rosto, existem produtos dermocosméticos com d-pantenol em forma de spray. Este produto acalma e refresca a pele em poucos segundos.

Aqui, o modo de uso é por meio da borrifação do spray sempre que achar necessário. Pode ser usado antes de aplicar o protetor solar e da maquiagem.

Novos kits

Benefícios do D-pantenol para os cabelos

Como já mencionado, o D-pantenol possui diversas vantagens para os cabelos, sendo usado em fórmulas de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento capilar. Alguns dos principais benefícios que o D-pantenol proporciona aos cabelos são:

  • Vitalidade e beleza para os fios;
  • Auxílio no crescimento capilar;
  • Hidrata de forma profunda e duradoura;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Evita a formação de pontas duplas;
  • Revitalizar os fios danificados e quebradiços;
  • Proporciona mais brilho e elasticidade aos fios;
  • Melhora a textura e maciez do cabelo.

Como usar D-pantenol no cabelo?

Existem produtos no mercado que já possuem o D-pantenol e você pode usá-lo conforme as instruções da embalagem do produto. Porém, caso queira utilizá-lo em sua forma ‘’pura’’, você pode administrá-lo de diversas formas e em várias etapas dos seus cuidados com as madeixas.

  1. Hidratação: para dar aquela turbinada em sua máscara de hidratação, utilize uma tampinha de d-pantenol e misture em seu creme. Você pode adicionar também no seu shampoo.
  2. Finalização: no momento de finalizar, o d-pantenol pode ser misturado com o óleo finalizador, o mesmo vale para quem utiliza creme nesta etapa de finalização.
  3. Massagem: a substância também pode ser usada no momento de hidratar o couro cabeludo. Para isso, mistura o d-pantenol na água, passe no local e faça massagens.

Benefícios do D-pantenol para as unhas

O D-pantenol é indicado para quem possui unhas fracas já que o fortalecimento delas é uma das vantagens que esse ácido proporciona. Veja todos os benefícios.

  • Hidrata das cutículas;
  • Trata as rachaduras nas pontas dos dedos e mãos;
  • Auxilia na cicatrização dos chamados ‘’bifes’’;
  • Fortalece as unhas e as torna mais resistentes.

Como usar D-pantenol nas unhas?

O D-pantenol pode ser utilizado em esmaltes como base fortalecedoras e também em esmaltes coloridos. Pode ser usada sozinha ou antes do esmalte.

Nutre, recupera e deixa as unhas mais saudáveis. Para obter esse resultado, pincele sobre as unhas antes da aplicação do esmalte. Pode ser usado diariamente.

Porém, também tem a opção de utilizar o produto ‘’puro’’ nos cuidados com as unhas. Indica-se usar o D-pantenol nas unhas a cada 15 dias (você pode aplicar o produto e depois massagear as unhas antes de dormir) ou sempre antes de fazer as unhas e aplicar o esmalte.

Para fortalecer as unhas basta pingar algumas gotinhas do Bepantol líquido na base e no esmalte que você usar.

Para hidratar as cutículas, aplique uma camada fina da solução do produto nas unhas e massageie-as com um palito, empurrando a cutícula para os cantinhos. Caso queira cicatrizar os bifes, o processo é o mesmo citado anteriormente.

Novos kits

Continuar lendo

Estrias Roxas: Como tirar? Guia Completo Com Rotina de Cuidados em Casa
Como Clarear a Virilha? Veja Como Tratar as Manchas Escuras da Virilha

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.